Anexos Embrionários:

   São estruturas que dão suporte ao desenvolvimento do embrião, derivam-se dos folhetos germinativos ou folhetos embrionários, não fazem parte do embrião. Os principais anexos embrionários são:


  *  Vesícula Vitelínica
  *  Alantoide
  *  Placenta(Córion)
  *  Âmnio




Vesícula Vitelínica:
   Nos mamíferos possui pouca importância(a placenta nutre o embrião), porém nos répteis, aves, e peixes é muito importante, estrutura em forma de saco que contém nutrientes(vitelo).
Alantoide:
     Em répteis e aves  tem a função de depósito de excreções, respiração, transferir para o embrião os nutrientes da clara, etc. Em mamíferos esse anexo embrionário participa da formação da placenta e do cordão umbilical.

Placenta(Córion):
    É o anexo embrionário mais externo do corpo,uma membrana que envolve o embrião para sua proteção, em aves e répteis essa membrana fica sobre a casca do ovo, auxilia na respiração junto com o alantoide. Nos mamíferos essa membrana externa irá formar a placenta que tem função de nutrição, excreção, respiração e proteção do embrião.

Âmnio:
    Membrana que envolve o embrião, tem como função protege-lo de choques mecânicos, térmicos e dessecação e lubrifica as vias fetais no nascimento, formando uma bolsa contendo o líquido amniótico.